Monteiro Lobato
Objetivo:
Þ
Estimular à leitura é o principal objetivo (para atingir os
objetivos, tudo será em função do ato de ler).
Þ
Conhecer um grande autor da literatura infantil brasileira – Monteiro
Lobato.
Justificativa: Que
os alunos comecem a ter prazer em ler um livro e descubram que ler é a melhor
coisa da vida.
O aluno também poderá conhecer
obras de Monteiro Lobato, assim como os personagens do Sitio do pica pau
amarelo a partir de suas características.
Para auxiliar nesse trabalho:
Þ
Serão trabalhados diversos textos sobre a bibliografia e obras do
autor, assim como os personagens e suas características.
Þ
Solicitar aos alunos e familiares que enviem o que tiverem em casa
de Monteiro Lobato (isso já foi investigado antes, muito dos alunos possuem o material
disponível para nosso projeto).
Þ
DVD – LIVRO “Reino das Águas Claras” (quando a personagem principal
do sitio – boneca Emilia ganha vida e o Visconde de Sabugosa é criado).
Þ
Como o autor resgata lendas folclóricas em suas histórias, será
utilizado o livro “Tem um Saci lá em casa” (não é da autoria de Monteiro
Lobato) em sala de aula, já que estamos num mês folclórico.
Atividades:
Þ
As atividades darão inicio na segunda semana de agosto e o termino
para o final do mês de Setembro (podendo se estender um pouco mais, de acordo
com o interesse do aluno).
Þ
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com
aproximadamente 30 minutos cada.
Þ
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
- Quem já ouviu falar do Sitio do
Pica-pau amarelo?
- Quem mora no Sitio?
- Indagar sobre os personagens,
tais como: Visconde, Tia Nastácia, Dona Benta, Narizinho, Emilia, Rabicó,
Quindim, Tio Barnabé, Saci, Cuca, etc.
- Perguntar aos alunos quem possui livros do
Sitio do Pica-pau Amarelo – Monteiro Lobato.
Atividade 1 – Visitar a sala de informática, lá os alunos assistirão o filme
“Reino das Águas Claras”, através do filme os alunos irão conhecer os
personagens.
- Dividir em 5 sessões – aproximadamente 25 minutos cada ( o filme
tem 1h40min).
Ao final de cada sessão eu irei
conversando com os alunos sobre o que viram no filme, para que eles possam interagir com a história
apresentada.
Atividade 2 – Em dupla no computador no Paint
cada criança irá fazer um desenho sobre a história (gravar e enviar por
e-mail para serem impressas). Já pensando na dificuldade que os alunos poderão a
vir ter com o mouse na hora de desenhar. Será dada a opção de
desenhar manualmente – com o lápis, (somente depois de várias tentativas sem
sucesso com o mouse).
Atividade 3 – Em sala cada criança de posse com o seu desenho, junto com um
colega produzirão um pequeno texto a partir do seu desenho (utilizarão o
material de uso pessoal/individual).
Atividade 4 – Apresentação dos desenhos e leitura dos textos criados.
Atividade 5 – Montar um livro com os textos e desenhos criados pelos alunos no
Power Point (ou desenho próprio punho).
Atividade 6 – Conclusão e apresentação do trabalho.
Teremos dois grandes momentos:
1º Noite de autografo.
2º Apresentação em forma de
jogral – a bibliografia de Monteiro Lobato.
Avaliação: Será de acordo com a interação
e participação do aluno durante o processo de desenvolvimento das
atividades.