Relação familiar

A participação da família no processo de ensino - aprendizagem é muito importante e cheio de desafios para a criança. Sabendo que independente da quantidade, é a qualidade dos momentos disponíveis na convivência familiar que realmente importa. Esses devem ser ricos e produtivos, aproveitados ao máximo na afetividade e no enriquecimento do aprendizado.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Monteiro Lobato


Monteiro Lobato
Objetivo:
Þ    Estimular à leitura é o principal objetivo (para atingir os objetivos, tudo será em função do ato de ler).
Þ    Conhecer um grande autor da literatura infantil brasileira – Monteiro Lobato.

Justificativa: Que os alunos comecem a ter prazer em ler um livro e descubram que ler é a melhor coisa da vida.
O aluno também poderá conhecer obras de Monteiro Lobato, assim como os personagens do Sitio do pica pau amarelo a partir de suas características.

Para auxiliar nesse trabalho:
Þ    Serão trabalhados diversos textos sobre a bibliografia e obras do autor, assim como os personagens e suas características.
Þ    Solicitar aos alunos e familiares que enviem o que tiverem em casa de Monteiro Lobato (isso já foi investigado antes, muito dos alunos possuem o material disponível para nosso projeto).
Þ    DVD – LIVRO “Reino das Águas Claras” (quando a personagem principal do sitio – boneca Emilia ganha vida e o Visconde de Sabugosa é criado).
Þ    Como o autor resgata lendas folclóricas em suas histórias, será utilizado o livro “Tem um Saci lá em casa” (não é da autoria de Monteiro Lobato) em sala de aula, já que estamos num mês folclórico.

Atividades:
Þ    As atividades darão inicio na segunda semana de agosto e o termino para o final do mês de Setembro (podendo se estender um pouco mais, de acordo com o interesse do aluno).
Þ    Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com aproximadamente 30 minutos cada.
Þ    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
- Quem já ouviu falar do Sitio do Pica-pau amarelo?
- Quem mora no Sitio?
- Indagar sobre os personagens, tais como: Visconde, Tia Nastácia, Dona Benta, Narizinho, Emilia, Rabicó, Quindim, Tio Barnabé, Saci, Cuca, etc.
 - Perguntar aos alunos quem possui livros do Sitio do Pica-pau Amarelo – Monteiro Lobato.

Atividade 1 – Visitar a sala de informática, lá os alunos assistirão o filme “Reino das Águas Claras”, através do filme os alunos irão conhecer os personagens.
  • Dividir em 5 sessões – aproximadamente 25 minutos cada ( o filme tem 1h40min).
Ao final de cada sessão eu irei conversando com os alunos sobre o que viram no filme,  para que eles possam interagir com a história apresentada.

Atividade 2 – Em dupla no computador no Paint cada criança irá fazer um desenho sobre a história (gravar e enviar por e-mail para serem impressas). Já pensando na dificuldade que os alunos poderão a vir ter com o mouse na hora de desenhar. Será dada a opção de desenhar manualmente – com o lápis, (somente depois de várias tentativas sem sucesso com o mouse).

Atividade 3 – Em sala cada criança de posse com o seu desenho, junto com um colega produzirão um pequeno texto a partir do seu desenho (utilizarão o material de uso pessoal/individual).

Atividade 4 – Apresentação dos desenhos e leitura dos textos criados.

Atividade 5 – Montar um livro com os textos e desenhos criados pelos alunos no Power Point (ou desenho próprio punho).

Atividade 6 – Conclusão e apresentação do trabalho.
Teremos dois grandes momentos:
1º Noite de autografo.
2º Apresentação em forma de jogral – a bibliografia de Monteiro Lobato.

Avaliação: Será de acordo com a interação e participação do aluno durante o processo de desenvolvimento das atividades.

Biodiversidade


Projeto sobre a Biodiversidade

Tema -  “Biodiversidade é vida”.

Objetivo específico: Visar à consciência de todos os envolvidos sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e sobrevivência da humanidade.



Trabalhador Rural

Objetivos:


  • Conhecer e valorizar esse profissional (pessoa) – agricultor.
  • Conhecer o processo da chegada dos alimentos até nossa casa.
  • Desenvolver noções básicas de uma boa alimentação.
  • Apreciar a beleza dos alimentos, suas cores, texturas, formas, aromas, e sabores.
  • Incentivar o cultivo de hortas, através das plantações de sementes.

Metodologia:

  • Fazer com que os alunos pensam como era nossa escola há muito tempo atrás, (o espaço em que ela está inserida hoje). Deixar que eles cheguem a conclusão de que era só mato/pasto. Para introduzir a pessoa do campo, e contar sobre o seu trabalho.
  • Organizar um dia para que os alunos tragam a escola uma fruta ou legumes que eles não gostem ou nunca comeram, para apreciarmos suas cores, texturas, formas... E depois degustar.
  • Realizar plantações de verduras (Cebolinhas) na horta da escola.
  • Entregar para cada aluno sementes de girassol para plantar em casa com a família.  



Meio Ambiente (animais e plantas)


Objetivos:

  • Refletir sobre a relação do homem x meio ambiente.
  • Conhecer algumas espécies da fauna e flora brasileira.
  • Diferenciar e comparar as características físicas de cada animal.
  • Reconhecer a importância da preservação das matas.
  • Permitir que os alunos identifiquem que os animais e as plantas são seres vivos e merecem todos os cuidados.
  • Estimular a leitura e a escrita.
  • Incentivar a imaginação e a criatividade.

Metodologia:

  • Sempre interligando um assunto com o outro, para que o aluno possa entender o processo de transformação do ambiente. Fazendo perguntas; o que será que aconteceu com o homem do campo, o que fizeram com as plantações e as matas? Deixar que eles cheguem a conclusão que o homem modificou a natureza (ambiente) com casas, ruas...
  • Trabalho com leitura de textos e poemas, utilizando como meio de interpretação o registro de desenhos e a  oralidade.
  • Classificar os animais por suas características físicas, elaborando um cartaz com gravuras e recortes. Nomeando cada um deles.
  • Utilização de fotos de paisagens/árvores de diferentes regiões do Brasil para conhecer algumas diversidades de espécies, e classifica-las em: tronco duro e forte, caule mole e flexível.
  • Promover uma pesquisa junto à família sobre algumas espécies de animais e plantas que estão em extinção. Reconhecer que animais e plantas são seres vivos – nascem, crescem se reproduzem e morrem, por esse motivo devemos cuidar e preservar.



Meio Ambiente (reciclagem)

Objetivos:

  • Conscientizar sobre a preservação da vida e do meio ambiente.
  • Compreender o processo de reciclagem do lixo.
  • Classificar e diferenciar os lixos podem ser reciclados.
  • Possibilitar a discussão sobre os lixões.
  • Estimular a leitura e a escrita.
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade.

Metodologia:

  • Lembrar os alunos que para a preservação do ambiente, animais e plantas que estão em extinção, se faz necessário também preservar a natureza, o solo, os mares, rios...
  • Leitura e reescrita de poema “Sucatinha Cidadã”.
  • Apresentar cartaz mostrando quanto tempo leva um determinado lixo para se decompor (morrer), ressaltando a importância de reciclar determinados lixos.
  • Leitura da história “O mágico de Oz “. Promover um oficina para confecção de um boneco de lata.
  • Promover uma pesquisa junto à família sobre o que fazer com os lixões. Levar ao conhecimento dos alunos que resto de comidas (compostagem) podem servir de adubo para as plantações.


Copa do Mundo

Objetivos:

  • Comparar as diferenças do Brasil e da África.
  • Conhecer os animais que habitam na África.
  • Trabalhar as cores das bandeiras África e Brasil.
  • Desenvolver conceito de números.
  • Promover e estimular a competição através do esporte.


Metodologia:

  • Relembrar que no Brasil como vimos antes existe várias espécies de animais. Quais são os animais que vivem na África? Promover uma busca na internet desses animais, juntamente com os alunos, (aula de informática).
  • Trazer um foto da seleção brasileira de cada time (Brasil e África) e listar as diferenças como: uniforme, bandeira, cor da pele dos jogadores.
  • Apresentar o globo e mostrar onde fica o Brasil e a África para que os alunos possam se localizar através do mapa.
  • Promover uma gincana, onde os alunos possam ter a consciência do que é uma competição.
  • Confecção de medalhas e bandeiras.


Inverno

Objetivos:

  • Conhecer a nova estação que está entrando.
  • Perceber os fenômenos naturais das mudanças de clima da nova estação.
  • Reconhecer as necessidades de se apropriar de certo tipo de roupa.
  • Identificar a alimentação adequada para essa estação.
  • Desenvolver a leitura e a escrita.

Metodologia:

  • Contar uma historinha para introduzir o novo tema: “Todo atleta tem que ter uma boa alimentação para se manter saudável, comendo também legumes, verduras e frutas como vimos anteriormente. Porém nessa nova estação que se inicia é importante cuidar da alimentação e da saúde”.
  • Leitura “A Cigarra e a Formiga”, que o aluno represente em forma de desenho e palavras a sua interpretação do texto.
  • Confecção do livro da estação INVERNO. Páginas irão conter roupas, comidas e bebidas típicas da estação, os fenômenos da natureza como: chuva, vento, frio, doenças como: gripe e resfriados. Ilustrações pelos próprios alunos e recortes de revistas.



Festa Junina

Objetivos:

  • Resgatar a cultura brasileira.
  • Conscientizar os alunos quanto às queimadas.
  • Diferenciar as pessoas que moram na cidade e na roça.
  • Desenvolver noções de números.
  • Estimular a leitura e a escrita.


Metodologia:

  • No inverno as pessoas têm o costume de acender fogueiras para se esquentar, em festas juninas também é comum ver pessoas acendendo fogueiras para se divertir.
  • Apresentar as danças, músicas, pratos típicos dessa época festiva. Fixar um mural na sala com os itens acima, nomear cada um deles junto com os alunos.
  • Assistir DVD “Chico Bento”, onde o mostra na cidade grande com o seu primo e o inverso, relata a dificuldade de cada um deles a se adaptar em determinado lugar.
  • Explicar sobre  os fogos de artifícios e balões que costumam soltar nessa época e seus perigos. Alertar sobre as queimadas e a preservação do meio ambiente.
  • Promover uma festa junina para a socialização dos alunos, onde será trabalhada a noção de números e quantidades, (confecção de fichas para compras nas barracas).



Avaliação: Será no método processual, de acordo com o desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino, além de considerar a sua participação e curiosidade nas atividades, seu desempenho individual e coletivo.






Dia dos Pais


Projeto
Dia dos Pais

Justificativa:
·         Valorizar o papel do pai ou figura paterna no grupo social e constituição familiar.


Objetivos:
  • Trabalhar valores como o respeito e a  amizade.
  • Desenvolver a escrita e a leitura.
  • Estimular a criatividade.
  • Incentivar e fortalecer os vínculos familiares.
  • Viabilizar o pensamento numérico.
  • Ampliar o repertório oral.



Metodologia:
  • Trabalhar com música (Papai, meu papaizinho), leitura,  reescrita e ilustração representativa.
  • Ler a História do Pinóquio, dando ênfase ao personagem Gepeto (figura paterna, não precisa ter o mesmo sangue...).
  • Pedir para que os pais enviem foto deles ainda pequenos com um brinquedo que ele costumava a brincar. Deixar uma pergunta no “ar”. Será que ainda brincamos com esse tipo de brinquedo?
  • Promover um momento onde os alunos possam apresentar o seu Pai, (nome, idade, profissão, onde trabalha...).
  • Confeccionar e criar cartões para o Papai. Também como o presente. (Decorar caneca).
  • Identificar a data do dia dos Pais no calendário do mês.

Música

Papai meu papaizinho
Você é meu capitão
Nesta casa de alegria
Comandando o coração

Gosto muito de você
Você é meu o amigão
Vou te dar um abraço
E também meu coração.


Avaliação:
  • Será no método processual, de acordo com o desempenho do aluno durante o processo de ensino, além de considerar a sua participação e curiosidade nas atividades, seu desempenho individual e coletivo.



Esse trabalho será desenvolvido na primeira semana de volta as aulas

Sete de Setembro



“ SEMANINHA DA PÁTRIA - SETE DE SETEMBRO”



Justificativa: Desenvolver a compreensão pelo significado da data sete de setembro.


Objetivos:
  • Formar no aluno um conceito de Pátria.
  • Conhecer o fato mais importante da história do Brasil.
  • Reconhecer a bandeira como símbolo da pátria.
  • Estimular a leitura e a escrita.
  • Desenvolver as noções de quantidades.


Metodologia:
  • Explicar porque sete de setembro é feriado.
  • Conversas e discussões ( grito da independência, a figura de Dom Pedro I).
  • Preparar um momento cívico, para que os alunos possam ouvir o Hino da Independência.
  • Trabalhos manuais (pintura e colagem).


Avaliação:
  • Será no método processual, de acordo com o desempenho do aluno durante o processo de ensino, além de considerar a sua participação e curiosidade nas atividades, seu desempenho individual e coletivo.



Folclore


Projeto Folclore

Justificativa:
  • Resgatar a cultura popular brasileira, valorizando sua diversidade trazida pela cultura humana.


Objetivos:
  • Trabalhar com a leitura e a escrita.
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático.
  • Interpretar o texto em estudo.
  • Criar possibilidades de diferentes técnicas artísticas.
  • Permitir que os alunos entrem em contato com as lendas folclóricas.
  • Resgatar o prazer pelas brincadeiras antigas.


 Metodologia:
  • Explicar aos alunos que quando os seus pais eram pequenos, a vovó e o vovô contavam algumas histórias muito antigas a eles, e que nos iremos conhecer algumas delas.
  • Fazer releitura de uma lenda folclórica.
  • Montar jogo da memória com alguns personagens  do nosso folclore (nome e figura) CUCA, SACI, BOTO, IARA E MULA.
  • Promover momentos de brincadeiras folclóricas, onde os alunos possam identificar números, letras, seguir seqüências, equilíbrio, também como utilizar e respeitar as regras do jogo/brincadeira.
  • Pesquisar junto à família temas folclóricos como: parlendas, adivinhações, ditados populares, trava-línguas e provérbios. Onde será confeccionado/ montado um livro.
  • Confeccionar convite e lembrancinha para o chá com os avós, onde os mesmos poderão contar lendas e histórias antigas aos nossos alunos. Neste chá iremos ter uma degustação de diversas variedades de comidas típicas do nosso folclore.
  • Promover um dia cultural onde os alunos irão apresentar o trabalho desenvolvido em sala sobre um personagem folclórico.


Avaliação:
  • Será no método processual, de acordo com o desempenho do aluno durante o processo de ensino, além de considerar a sua participação e curiosidade nas atividades, seu desempenho individual e coletivo.



PRIMAVERA



  “ PRIMAVERA”

 Justificativa:
·         Fazer com que os alunos percebam os fenômenos naturais da mudança da estação.


Objetivos:
·         Perceber a nova estação que está entrando.
·         Estimular a leitura e a escrita.
·         Desenvolver a noção de números
·         Reconhecer  porque a primavera é a estação das flores.


Metodologia:
·         Trabalhos manuais e recicláveis
·         Músicas (Linda rosa Juvenil e As flores já não crescem mais...).
·         Confecção de cartazes com flores e árvores (dia da árvore).
·         Trabalho com leitura de textos e poemas, utilizando como meio de interpretação o registro de desenhos e a  oralidade.


Avaliação:
  • Será no método processual, de acordo com o desempenho do aluno durante o processo de ensino, além de considerar a sua participação e curiosidade nas atividades, seu desempenho individual e coletivo.



Projeto Descobrimento do Brasil - Índio


História do Brasil (Dia do Indígena)

  • Convidar aos alunos para uma viagem imaginária através do tempo e repassar os conhecimentos a respeito da história do nosso País são alguns dos objetivos deste projeto.
  • O descobrimento do Brasil está atrelado à figura do índio.

Duração do Projeto
  • Bimestral (1º Bimestre)
  • Sendo uma vez por semana, com duração de 40 minutos a aula.

Série em questão
  • Infantil II- B
  • Faixa etária entre 04 e 05 anos de idade.

Objetivos
  • Construir o conhecimento lógico-matemático e linguagem oral e escrita.
  • Ampliar a expressão corporal e os conhecimentos constituídos pela história e pela cultura.
  • Despertar nos alunos o sentimento de amor pelo País em que vivem.
  • Fazer reconhecer as belezas naturais, as riquezas e a história do território, assim como a importância de cada um dos cidadãos que aqui vivem.

Materiais
  • Canetinha hidrocor
  • Cartolinas
  • Cola branca
  • Fita adesiva
  • Folha de papel sulfite colorida e branca
  • Furador de papel
  • Grampeador
  • Lápis de cor
  • Lápis preto
  • Palitos de dente
  • Penas de aves
  • Pincel
  • Revistas para recortes
  • Tesoura
  • Tinta guache

Metodologia
  • Trazer filme Tainá I e II, livros ilustrados mostrando a história do descobrimento do Brasil e dos Índios.
  • Fazer comentários sobre os filmes e livros em questão.
  • Organizar atividades do interesse do grupo.
  • Música Pindorama (Palavras cantadas)
  • Montar um livro ilustrativo da cultura indígena.
  • Pesquisa junto à família, para saber se possuem ascendência portuguesa. Caso tenha, trazer fotos, objetos, roupas, moeda...
  • Pesquisa sobre os índios, como eles viviam e vivem atualmente.
  • Fazer exposições abertas dos trabalhos para a escola e familiares.
  • Mostrar mapa mundi e mostrar onde fica Portugal, o Brasil e o Oceano Atlântico por onde navegaram com suas caravelas.

Avaliação
  • Avaliar no método processual, de acordo com o desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino, além de considerar a sua participação e curiosidade nas atividades, seu desempenho individual e coletivo.

Testes Avaliativos 3º Bimestre




Avaliação de natureza e Sociedade 2º Bimestre



Avaliações de Matemática 2º Bimestre



Avaliação de Português 2º Bimestre



Avaliação de Natureza e Sociedade 1º Bimestre



Avaliação de Português 1º Bimestre



Avaliação de matemática 1º Bimestre



Subtração


Ordem alfabética


Colorir


Capa para caderno e atividades








Alimentação saúdavel



Produções de Textos








Bruxinha


Adição


Trabalhando com dezena


Problemas



Dezenas


Órgãos do sentido


Conservar a casa limpa


Visão


ÓRGÃOS DOS SENTIDOS.

POR MEIO DOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS PODEMOS PERCEBER O MUNDO AO NOSSO REDOR.



RESPONDA:
QUAL É O ÓRGÃO DA VISÃO? _______________________

RECORTE E COLE O ÓRGÃO QUE FAZ COM QUE POSSAMOS VER AS BELEZAS DO MUNDO.






















A família


Caça-palavras do corpo


Comunidade



NOME: __________________________________________________________________________

DATA: ___________________________________________________________________________



A COMUNIDADE

SE ESSA RUA FOSSE MINHA.

SE ESSA RUA,
SE ESSA RUA FOSSE MINHA,
EU MANDAVA,
EU MANDAVA LADRILHAR.
COM PEDRINHAS,
COM PEDRINHAS DE BRILHANTE.
SÓ PRA VER,
SÓ PRA VER MEU BEM PASSAR.

(Cantiga Popular)

UM CONJUNTO DE RUAS FORMA UM BAIRRO.

DESENHE COM MUITO CAPRICHO O SEU BAIRRO.

Criança


Moradia


Órgãos do sentido


A criança


A CRIANÇA

         JÁ PENSOU SE TODOS FOSSEM  IGUAIS? ACHO QUE AS PESSOAS TERIAM QUE ANDAR COM O NOME ESCRITO NA TESTA PARA NÃO SEREM CONFUNDIDAS COM AS OUTRAS.

Regina Otero. Ninguém é igual a ninguém, 1994.

DESENHE VOCÊ:





















MEU NOME É: ___________________________________
EU TENHO ____________ANOS.