Senhores Pais,
Sei o quanto se preocupam com o
desenvolvimento integral de seus filhos. Sei também que hoje, devido ao
trabalho e ao excesso de compromissos que a vida social e a necessidade impõem,
muitos permanecem ausentes ou distantes dos filhos durante muito tempo. Somos
conscientes da importância da família na formação da criança, como modelo e
esteio em suas atitudes frente ao mundo. Concluímos que, independente da
quantidade, a qualidade dos momentos disponíveis à convivência familiar é o que
importa. Esses devem ser sempre ricos e produtivos, aproveitados ao máximo na
afetividade, no despertar do amor a Deus e ao próximo e, por que não, no enriquecimento do aprendizado.
Por esses motivos, tomei a
liberdade de elaborar e trazer aqui algumas sugestões que podem ser
desenvolvidas com seus (suas) filhos (as). Por favor, leiam com bastante
carinho e atenção.
Um forte abraço e
fiquem com Deus.
Profª. Vanessa Santos.
LEITURA E ESCRITA
- Quando estiverem lendo jornais e revistas, chamar a atenção das crianças para algumas notícias interessantes;
- Pedir o auxilio as crianças para pegar ou guardar produtos, identificando-os pelos rótulos; chamar a atenção delas para as semelhanças das marcas.
- Nos passeios, pedir para a criança identificar placas, propagandas, logotipos, outdoor, e outros;
- Solicitar leitura de receitas nas embalagens (bolo de caixinha, leite condensado, e outras) que tenham o auxílio de figuras;
- Pedir para que a criança escreva de sua maneira, bilhetes para o pai, mãe, avós... Deixar que solte sua imaginação enfeitando como quiserem, mas sempre dar ênfase para a mensagem;
- Pedir o auxílio das crianças para elaborarem listas de supermercado, de materiais necessários para uma festa;
- Separar correspondência (contas de água, luz, cartas, propagandas e outros);
- Identificar o destino do ônibus através da leitura;
- Preencher cheques, fichas, cupons, na presença das crianças, explicando o motivo de cada um, o porquê do uso da escrita e sua importância na vida social;
- Nunca ter vergonha de dizer para o filho que não sabe ou não conhece alguma coisa. O interessante em aprender e a descoberta.
- Quase tudo na vida tem letras. Por isso temos que ter sempre em casa livros, revistas, gibis, lápis, borracha, papéis, lousa, giz para estimular o hábito de leitura e escrita.
MATEMÁTICA
- Pesar-se e comparar pesos (dos irmãos, dos pais e outros);
- Medir com fita métrica e comparar medidas, anotar os números e repetir essa operação depois de algum tempo;
- Mexer e observar o manuseio de caixas eletrônicos;
- Pesar alimentos de supermercado;
- Pegar certa quantidade de produtos (6 sabonetes, por exemplo);
- Comparar preços, mexer com moedas e notas (caro, barato, troco), saber preço de sorvetes, tarifa de ônibus;
- Comparar e saber números de sapato e roupas;
- Observar horas, dias, meses... Faltam tantos dias para o seu aniversário, falta uma hora para o almoço;
- Ler números das casas, números de placas de carros, quantos carros passam e outros;
- Colocar a mesa: 6 garfos, 6 pratos, 6 colheres...
- Saber a idade dos familiares, dos amigos, quem nasceu primeiro;
- Consultar números telefônicos, fazendo uso de lista telefônica, agenda, ligar para alguém sozinho;
- Observar a data de fabricação e validade dos produtos;
- Separar pares de meias, sapatos e outros;
CONHECIMENTO DO MUNDO E CIÊNCIAS
- Programas educativos /TV Cultura.
- Assistir o jornal, chamando a atenção para as notícias importantes;
- Saber o que é industrializado, passando em frente às fábricas, comentar sobre o que produzem;
- Comentar sobre o passado da criança e dos familiares, contar histórias sobre sua vida, fazer com que ela perceba a passagem do tempo;
- Comentar sobre bairros, cidades, estradas, espaços e outros;
- Perguntar sempre a opinião das crianças a respeito de um assunto, respeitando-a, mas levantando-a ao desenvolvimento do seu espírito crítico;
- Aprender a cuidar: higiene, vestuário, evitar acidentes, mostrando sempre que possível, a importância desses hábitos na preservação da saúde;
- Nomear animais, observar características, tipos, habitats, desenvolvendo uma consciência ecológica, de amor à natureza e à vida.
BRINCADEIRAS
- Favorecer o faz de conta;
- Reservar tempo para brincar com a criança;
- Ensinar organização;
- Completar histórias;
- Ensinar jogos tradicionais: amarelinha, roda, bolinha de gude e outras, para que essas manifestações de nossa cultura não se percam esmagadas por modismo do mundo globalizado:
ARTES
- Incentivar o lado artístico tendo em casa papéis, guache, massa para modelar, pincel, lápis;
- Ouvir diferentes tipos de músicas;
- Fornecer materiais alternativos: carvão, tijolo e barro;
- Manusear tesouras sem ponta, recortando livremente, compondo colagens e figuras engraçadas;
- Chamar atenção para diferentes tipos de construção, paisagens, casas, fábricas, igrejas e outras;
- Observar pinturas em quadras, paredes, igrejas, esculturas etc.
Mande-me um retorno, via caderno de recado, dizendo se concordam com
essas sugestões e se elas serão úteis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário