Relação familiar

A participação da família no processo de ensino - aprendizagem é muito importante e cheio de desafios para a criança. Sabendo que independente da quantidade, é a qualidade dos momentos disponíveis na convivência familiar que realmente importa. Esses devem ser ricos e produtivos, aproveitados ao máximo na afetividade e no enriquecimento do aprendizado.

Sugestões para os Pais


Senhores Pais,

            Sei o quanto se preocupam com o desenvolvimento integral de seus filhos. Sei também que hoje, devido ao trabalho e ao excesso de compromissos que a vida social e a necessidade impõem, muitos permanecem ausentes ou distantes dos filhos durante muito tempo. Somos conscientes da importância da família na formação da criança, como modelo e esteio em suas atitudes frente ao mundo. Concluímos que, independente da quantidade, a qualidade dos momentos disponíveis à convivência familiar é o que importa. Esses devem ser sempre ricos e produtivos, aproveitados ao máximo na afetividade, no despertar do amor a Deus e ao próximo e, por que não, no  enriquecimento do aprendizado.
            Por esses motivos, tomei a liberdade de elaborar e trazer aqui algumas sugestões que podem ser desenvolvidas com seus (suas) filhos (as). Por favor, leiam com bastante carinho e atenção.
Um forte abraço e fiquem com Deus.
 Profª. Vanessa Santos.

LEITURA E ESCRITA

  • Quando estiverem lendo jornais e revistas, chamar a atenção das crianças para algumas notícias interessantes;
  • Pedir o auxilio as crianças para pegar ou guardar produtos, identificando-os pelos rótulos; chamar a atenção delas para as semelhanças das marcas.
  • Nos passeios, pedir para a criança identificar placas, propagandas, logotipos, outdoor, e outros;
  • Solicitar leitura de receitas nas embalagens (bolo de caixinha, leite condensado, e outras) que tenham o auxílio de figuras;
  • Pedir para que a criança escreva de sua maneira, bilhetes para o pai, mãe, avós... Deixar que solte sua imaginação enfeitando como quiserem, mas sempre dar ênfase para a mensagem;
  • Pedir o auxílio das crianças para elaborarem listas de supermercado, de materiais necessários para uma festa;
  • Separar correspondência (contas de água, luz, cartas, propagandas e outros);
  • Identificar o destino do ônibus através da leitura;
  • Preencher cheques, fichas, cupons, na presença das crianças, explicando o motivo de cada um, o porquê do uso da escrita e sua importância na vida social;
  • Nunca ter vergonha de dizer para o filho que não sabe ou não conhece alguma coisa. O interessante em aprender e a descoberta.
  • Quase tudo na vida tem letras. Por isso temos que ter sempre em casa livros, revistas, gibis, lápis, borracha, papéis, lousa, giz para estimular o hábito de leitura e escrita. 


MATEMÁTICA
  • Pesar-se e comparar pesos (dos irmãos, dos pais e outros);
  • Medir com fita métrica e comparar medidas, anotar os números e repetir essa operação depois de algum tempo;
  • Mexer e observar o manuseio de caixas eletrônicos;
  • Pesar alimentos de supermercado;
  • Pegar certa quantidade de produtos (6 sabonetes, por exemplo);
  • Comparar preços, mexer com moedas e notas (caro, barato, troco), saber preço de sorvetes, tarifa de ônibus;
  • Comparar e saber números de sapato e roupas;
  • Observar horas, dias, meses... Faltam tantos dias para o seu aniversário, falta uma hora para o almoço;
  • Ler números das casas, números de placas de carros, quantos carros passam e outros;
  • Colocar a mesa: 6 garfos, 6 pratos, 6 colheres...
  • Saber a idade dos familiares, dos amigos, quem nasceu primeiro;
  • Consultar números telefônicos, fazendo uso de lista telefônica, agenda, ligar para alguém sozinho;
  • Observar a data de fabricação e validade dos produtos;
  • Separar pares de meias, sapatos e outros;

CONHECIMENTO DO MUNDO E CIÊNCIAS
  • Programas educativos /TV Cultura.
  • Assistir o jornal, chamando a atenção para as notícias importantes;
  • Saber o que é industrializado, passando em frente às fábricas, comentar sobre o que produzem;
  • Comentar sobre o passado da criança e dos familiares, contar histórias sobre sua vida, fazer com que ela perceba a passagem do tempo;
  • Comentar sobre bairros, cidades, estradas, espaços e outros;
  • Perguntar sempre a opinião das crianças a respeito de um assunto, respeitando-a, mas levantando-a ao desenvolvimento do seu espírito crítico;
  • Aprender a cuidar: higiene, vestuário, evitar acidentes, mostrando sempre que possível, a importância desses hábitos na preservação da saúde;
  • Nomear animais, observar características, tipos, habitats, desenvolvendo uma consciência ecológica, de amor à natureza e à vida.


BRINCADEIRAS
  • Favorecer o faz de conta;
  • Reservar tempo para brincar com a criança;
  • Ensinar organização;
  • Completar histórias;
  • Ensinar jogos tradicionais: amarelinha, roda, bolinha de gude e outras, para que essas manifestações de nossa cultura não se percam esmagadas por modismo do mundo globalizado:


ARTES
  • Incentivar o lado artístico tendo em casa papéis, guache, massa para modelar, pincel, lápis;
  • Ouvir diferentes tipos de músicas;
  • Fornecer materiais alternativos: carvão, tijolo e barro;
  • Manusear tesouras sem ponta, recortando livremente, compondo colagens e figuras engraçadas;
  • Chamar atenção para diferentes tipos de construção, paisagens, casas, fábricas, igrejas e outras;
  • Observar pinturas em quadras, paredes, igrejas, esculturas etc.

Mande-me um retorno, via caderno de recado, dizendo se concordam com essas sugestões e se elas serão úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário