PLANO DE ENSINO DAS SÉRIES
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, HISTÓRIA e
GEOGRAFIA.
LÍNGUA PORTUGUESA:
“Ao aprender as respostas certas, os alunos
desaprendem a arte de se aventurar e de
errar,
sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem
ser
feitas”.
(Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor
de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual
e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a
escrita alfabética e ortográfica.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
§
localizar informações explicitas e implícitas em
um texto;
§
estabelecer relações entre partes de um texto,
produzir textos considerando sua finalidade;
§
ler autonomamente textos curtos e alguns tipos
longos de diferentes gêneros previstos para a série;
§
revisar textos bem escritos, com a ajuda da
professora;
§
compreender o sentido nas mensagens orais e
escritas de que é destinatário direto ou indireto;
§
produzir textos (dos gêneros previstos para a
série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;
§
escrever textos previstos para a série,
utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das
convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação
do texto etc.);
§
considerar a necessidade das várias versões que
a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da
professora;
§
Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo
adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num
grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar
acontecimentos, expor sobre temas estudados;
§
Participar de diferentes situações de
comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os
diferentes modos de falar.
MATEMÁTICA:
“O pensamento é como a águia que
só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não
sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas
certas.”
Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir
para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio
para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar
as situações relacionadas à vida prática;
COMPETÊNCIAS e
HABILIDADES:
§
resolver problemas,construindo significados para
as operações a partir de utilização do contexto social ;
§
elaborar hipóteses;
§
propor soluções e explorar possibilidades;
§
identificar informações em tabelas e gráficos
que permitam aos alunos validar ou negar hipóteses
elaboradas.
§
desenvolver e sistematizar procedimentos de
cálculo por estimativa, cálculo mental e
estratégias de verificação e controle de resultados.
CIÊNCIAS:
“Se
me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)
OBJETIVOS GERAIS:
Compreender os fenômenos naturais
que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os
alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da
linguagem científico.
COMPETÊNCIAS e
HABILIDADES:
§
observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em
diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;
§
considerar o avanço
tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a
vida lhes apresenta no dia-a-dia.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
“A verdadeira tarefa docente é
a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do
saber.”
(Pedro Demo)
OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer os problemas sociais do
meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca
de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de
experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu
espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
Identificar e comparar os elementos
naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os
espaços produzidos no campo e na cidade.
HABILIDADES e COMPETÊNCIAS:
§ comparar
acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças
sociais, econômicas e culturais.
II – CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
3º, 4º e 5º ANO
§
leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;
§
manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com
empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;
§
socialização das experiências de leitura;
§
busca de informações e consulta a fontes de diferentes
tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);
§
leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma
independente;
§
análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre
segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre
a escrita;
§
leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;
§
revisão de textos bem escritos, explorando as
possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da
observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;
§
escuta de textos lidos pela professora;
§
atribuição de sentido, coordenando texto e contesto,
utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão
de acontecimentos etc) ;
§
utilização estratégias de leitura;
§
análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes
leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não
essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);
§
produção de textos considerando o destinatário, o propósito
e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização
das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a
substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação,
conectivos, expressões de temporalidade, etc;
§
uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético
de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases,
utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final,
exclamação e interrogação);
§
o estabelecimento das regularidades ortográficas
(inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);
§
produção de textos utilizando os procedimentos necessários,
planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação
com orientação;
§
revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com
ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como:
adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e
ortografia;
§
participação em situações de intercâmbio oral que
requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e
responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher
opiniões etc.;
§
manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões
de forma clara e ordenada;
§
narração de fatos considerando a causalidade e a
temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as
características discursivas do texto-fonte;
§
descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de personagens e
objetos;
§
exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando
for o caso;
§
adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de
quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais
formais que acontecem na escola (com ajuda);
§
análise da qualidade da produção oral , alheia e própria (com ajuda);
§
escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação
diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e
identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.
3º ANO
§
número natural;
§
exploração da contagem de rotina (100 até 1000);
§
seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento (
a ordem e inclusão de classes)
§
sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento
e trocas em bases variadas;
§
agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1;
§
unidade, dezena e centena;
§
leitura e escrita de números naturais menores que 1.000;
§
decomposição de um número nas unidades das diversas ordens;
§
as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas
operatórias;
§
percepção e distinção de formas: identificação de
semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações,
representação de objetos, construção de modelos, faces, vértices e arestas de
um polígono, medidas de tempo.
4º ANO
§
sistema de numeração decimal;
§
ordens, classes, leitura e escrita;
§
números ordinais;
§
operações com números naturais: adição, subtração,
multiplicação e divisão;
§
situações- problema envolvidas com números naturais;
§
frações, números decimais;
§
medidas: comprimento, massa, volume, tempo;
§
geometria: curvas, retas, polígonos;
§
perímetro e área.
5º ANO
§
número natural – leitura, escrita e ordenação; decomposição
nas diversas ordens;
§
operações com números naturais;
§
utilização em diferentes situações-problema, coordenação
das técnicas operatórias;
§
conceito de múltiplos e divisores de um número natural;
§
números racionais absolutos;
§
formas fracionárias; frações equivalentes;
§
adição e subtração de frações baseadas no conceito de
equivalência;
§
multiplicação de um número natural por fração;
§
fração decimal – divisão de dois números naturais quaisquer
e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações
sucessivas nos restos obtidos;
§
porcentagem;
§
unidade de capacidade - litro;
§ unidade de massa;
§ conceito de área e superfície;
§ medidas de superfície com unidades
não padronizadas;
§ o metro quadrado – problemas com
perímetro;
§ geometria – superfície – conceito;
§ superfície delimitada nas figuras
planas variadas.
3º ANO
§ Higiene pessoal (física, mental e
social).
§ A Terra e o Universo: O Sol, a
Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.
§ As plantas: As plantas e o meio
ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;
§ Os animais: classificação,
vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.
§ Os seres humanos: o nosso corpo;
crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas;
cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a
visão.
§ Conservando os recursos naturais: água, ar,
plantas, solo e animais.
4º ANO
§ O Planeta Terra;
§ O solo;
§ A água;
§ O ar;
§ Transformações no ambiente;
§ Seres vivos.
5º ANO
§ Mudanças do estado físico da água e
de alguns materiais;
§ Influência da energia solar e das
chuvas;
§ Existência de fatores atmosféricos,
umidade e temperatura;
§ Transformações químicas em
materiais : ferrugem, cheiro, transparências;
§ Efeito dos ventos nas atividades
humanas;
§ Relação do solo e vegetação;
§ Aproveitamento dos recursos
naturais;
§ Diferenças de estações do ano;
§ Constelações, referenciais dos
hemisférios;
§ Bússola – instrumento de
orientação;
§ Fenômenos transformadores da crosta
terrestre;
§ Materiais que são bons e maus
condutores de eletricidade, calor, som;
§ Percurso da corrente elétrica e sua
utilização;
§ Uso do imã nos aparelhos domésticos
e brinquedos;
§ Decomposição da luz na atmosfera,
reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;
§ O corpo humano – órgãos e
aparelhos;
§ Efeitos da poluição sonora sobre o
organismo;
§ Noções básicas sobre reprodução e
hereditariedade;
§ Prejuízos causados pelo uso do fumo
e do álcool;
§ Medidas de Primeiros Socorros;
§ Diferenças e semelhanças entre
vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;
§ Cadeias alimentares.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
3º ANO
I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO
ESPAÇO
§ A casa, a rua, a escola, a igreja,
o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;
§ Atividades profissionais: formas de
trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações
e hierarquias no trabalho;
§ A história pessoal e familiar;
§ Reconhecimento do ambiente onde
estou e quem sou;
§ Exploração do meio ambiente pelos
sentidos.
I I – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA
E DO LOCAL EM QUE O
ALUNO VIVE
§ Reforma e construção de lojas,
casas e edifícios;
§ Asfaltamento, alargamento e
aberturas de ruas;
§ Inauguração de lojas e fábricas;
§ Incêndios, enchentes, desabamentos,
desmatamentos, etc;
§ Origem do nome da escola e das ruas
do bairro;
§ Linhas do tempo (individual, local,
municipal, regional, etc..);
§ Datas comemorativas.
§ A escola, a casa nos grupos
sociais;
§ Espaço e tempo (físico e social);
§ Regras, normas e leis;
§ O trajeto casa / escola;
§ Aproveitamento, transformação,
conservação e preservação da natureza.
I I I - ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL
§ Respeito mútuo: seus direitos e dos
outros;
§ Zelo pelo lugar público como
patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;
§ Desenvolvimento de valores básicos
para o exercício da cidadania;
§ Conhecimento e respeito às
diferenças sócio culturais;
§ Convivência solidária e
democrática.
4º ANO
§
A história do seu município:
Ø
paisagem, relevo, clima, vegetação;
Ø
zonas urbana e rural;
Ø
limites;
Ø
agricultura e pecuária;
Ø
indústria e comércio;
Ø
transporte e comunicação;
Ø
governo do município.
5º ANO
§
Identificação dos movimentos de população existentes no
Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste
para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o
centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.
§
Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos
gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;
§
Identificação da questão indígena no permanente confronto
cultural e territorial ;
§
Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as
sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;
§
A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do
trabalho;
§
A questão da posse da terra e imigração campo - cidade;
§
A produção na cidade e no campo;
§
A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;
§
As atividades agropecuárias no seu Estado;
§
O comércio;
§
As cidades e conservação dos serviços públicos;
§
Os impostos e seus empregos na sociedade;
§
As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;
§
A conservação ambiental e a destruição da natureza;
I I I – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA
§
Aulas dialogadas;
§
Aulas expositivas;
§
Aulas na biblioteca;
§
Aulas na sala de informática;
§
Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
§
Cartazes;
§
Debates;
§
Dinâmicas de grupo;
§
Discussão;
§
Estudo do Meio;
§
Feira (Ciências , Livro);
§
Gravador / som;
§
Leituras de vários gêneros
textuais;
§
Livros Paradidáticos;
§
Material de Artes;
§
Material de sucata;
§
Palestras;
§
Realização de experimentos;
§
Recortes de jornais e revistas;
§
Seminários;
§
Trabalhos em grupos;
§
Trabalhos individuais;
§
Vídeo (documentários e entretenimento);
§
Mapas.
I V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO
§
A avaliação será
contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de
tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo
em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou
individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas
escritas e orais.
§
Recuperação
paralela: será com situações de ensino
diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do
alunado.
V - Projeto de informática
1.
Objetivo
·
Integrar os
conteúdos das disciplinas propiciando melhor compreensão dos mesmos, através
dos vários recursos didáticos pedagógicos aplicados pela informática (jogos,
programas, etc).
·
Proporcionar aos
educandos a realização de aprendizagem em ambiente agradável, o qual será
estímulo para melhoria de sua capacidade intelectual, relacionamento com os
colegas e com a comunidade, tornando-o indivíduo socialmente ativo.
Disciplinas: Integração de todas sendo:
Recurso didático aplicável às mesmas (Língua
Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) na segundas , terceiras
e quartas séries
OBSERVAÇÃO: Este Plano de Ensino poderá ser
alterado ou não, durante o processo de ensino – aprendizagem, conforme a
necessidade do aprendiz.
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