Relação familiar

A participação da família no processo de ensino - aprendizagem é muito importante e cheio de desafios para a criança. Sabendo que independente da quantidade, é a qualidade dos momentos disponíveis na convivência familiar que realmente importa. Esses devem ser ricos e produtivos, aproveitados ao máximo na afetividade e no enriquecimento do aprendizado.

Planejamento anual


 PLANO DE ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, HISTÓRIA e GEOGRAFIA.

                                                                                                                                                                   I.      OBJETIVO:

LÍNGUA PORTUGUESA:

“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de

errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser
feitas”.
(Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:

 Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

§     localizar informações explicitas e implícitas em um texto;
§     estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade;
§     ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série;
§     revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora;
§     compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
§     produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;
§     escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.);
§     considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora;

§     Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
§     Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.

MATEMÁTICA:
“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”

Rubem Alves)

OBJETIVOS GERAIS:
            Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;

COMPETÊNCIAS e  HABILIDADES:
§     resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;
§     elaborar hipóteses;
§     propor soluções e explorar possibilidades;
§     identificar informações em tabelas e gráficos que  permitam  aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.
§     desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental  e estratégias de verificação e controle de resultados.
CIÊNCIAS:
“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)
OBJETIVOS GERAIS:
            Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.

COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
§     observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;
§      considerar o avanço tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a-dia.

HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”
(Pedro Demo)

OBJETIVOS GERAIS:
            Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
            Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.

HABILIDADES e  COMPETÊNCIAS:
§ comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.
II – CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
3º, 4º e 5º ANO
§     leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;
§     manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;
§     socialização das experiências de leitura;
§     busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);
§     leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;
§     análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;
§     leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;
§     revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;
§     escuta de textos lidos pela professora;
§     atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;
§     utilização estratégias de leitura;
§     análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);
§     produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;
§     uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);
§     o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);
§     produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação;
§     revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;
§     participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;
§     manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
§     narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;
§     descrição (dentro de uma narração  ou de uma exposição) de personagens e objetos;
§     exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;
§     adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);
§     análise da qualidade da produção oral , alheia  e própria (com ajuda);
§     escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.

3º ANO
§     número natural;
§     exploração da contagem de rotina (100 até 1000);
§     seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento ( a ordem e inclusão de classes)
§     sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas;
§     agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1;
§     unidade, dezena e centena;
§     leitura e escrita de números naturais menores que 1.000;
§     decomposição de um número nas unidades das diversas ordens;
§     as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias;
§     percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos, faces, vértices e arestas de um polígono, medidas de tempo.

4º ANO
§     sistema de numeração decimal;
§     ordens, classes, leitura e escrita;
§     números ordinais;
§     operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
§     situações- problema envolvidas com números naturais;
§     frações, números decimais;
§     medidas: comprimento, massa, volume, tempo;
§     geometria: curvas, retas, polígonos;
§     perímetro e área.

5º ANO
§     número natural – leitura, escrita e ordenação; decomposição nas diversas ordens;
§     operações com números naturais;
§     utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias;
§     conceito de múltiplos e divisores de um número natural;
§     números racionais absolutos;
§     formas fracionárias; frações equivalentes;
§     adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência;
§     multiplicação de um número natural por fração;
§     fração decimal – divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos;
§     porcentagem;
§     unidade de capacidade - litro;
§     unidade de massa;

§     conceito de área e superfície;

§     medidas de superfície com unidades não padronizadas;

§     o metro quadrado – problemas com perímetro;

§     geometria – superfície – conceito;

§     superfície delimitada nas figuras planas variadas.

3º ANO

§     Higiene pessoal (física, mental e social).
§     A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.
§     As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;
§     Os animais: classificação, vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.
§     Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.
§      Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.


4º ANO

§     O Planeta Terra;
§     O solo;
§     A água;
§     O ar;
§     Transformações no ambiente;
§     Seres vivos.

5º ANO

§     Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;
§     Influência da energia solar e das chuvas;
§     Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;
§     Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;
§     Efeito dos ventos nas atividades humanas;
§     Relação do solo e vegetação;
§     Aproveitamento dos recursos naturais;
§     Diferenças de estações do ano;
§     Constelações, referenciais dos hemisférios;
§     Bússola – instrumento de orientação;
§     Fenômenos transformadores da crosta terrestre;
§     Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;
§     Percurso da corrente elétrica e sua utilização;
§     Uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;
§     Decomposição da luz na atmosfera, reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;
§     O corpo humano – órgãos e aparelhos;
§     Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;
§     Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;
§     Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;
§     Medidas de Primeiros  Socorros;
§     Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;
§     Cadeias alimentares.


HISTÓRIA e GEOGRAFIA:

3º ANO

I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO

§     A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;
§     Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;
§     A história pessoal e familiar;
§     Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;
§     Exploração do meio ambiente pelos sentidos.


I I – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA  E DO LOCAL EM QUE O ALUNO VIVE

§     Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;
§     Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;
§     Inauguração de lojas e fábricas;
§     Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;
§     Origem do nome da escola e das ruas do bairro;
§     Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);
§     Datas comemorativas.
§     A escola, a casa nos grupos sociais;
§     Espaço e tempo (físico e social);
§     Regras, normas e leis;
§     O trajeto casa / escola;
§     Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.

  I I I - ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL

§     Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;
§     Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;
§     Desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania;
§     Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;
§     Convivência solidária e democrática.

4º ANO
§     A história do seu município:
Ø      paisagem, relevo, clima, vegetação;
Ø      zonas urbana e rural;
Ø      limites;
Ø      agricultura e pecuária;
Ø      indústria e comércio;
Ø      transporte e comunicação;
Ø      governo do município.




5º ANO
§     Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.
§     Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;
§     Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;
§     Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;
§     A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;
§     A questão da posse da terra e imigração campo - cidade;
§     A produção na cidade e no campo;
§     A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;
§     As atividades agropecuárias no seu Estado;
§     O comércio;
§     As cidades e conservação dos serviços públicos;
§     Os impostos e seus empregos na sociedade;
§     As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;
§     A conservação ambiental e a destruição da natureza;

I I I – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA
§         Aulas dialogadas;
§         Aulas expositivas;
§         Aulas na biblioteca;
§         Aulas na sala de informática;
§         Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
§         Cartazes;
§         Debates;
§         Dinâmicas de grupo;
§         Discussão;
§         Estudo do Meio;
§         Feira (Ciências , Livro);
§         Gravador  / som;
§         Leituras de vários gêneros  textuais;
§         Livros Paradidáticos;
§         Material de Artes;
§         Material de sucata;
§         Palestras;
§         Realização de experimentos;
§         Recortes de jornais e revistas;
§         Seminários;
§         Trabalhos em grupos;


§         Trabalhos individuais;
§         Vídeo (documentários e entretenimento);
§         Mapas.

I V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO


§         A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.

§         Recuperação paralela:  será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.

V - Projeto de informática

1.      Objetivo
·        Integrar os conteúdos das disciplinas propiciando melhor compreensão dos mesmos, através dos vários recursos didáticos pedagógicos aplicados pela informática (jogos, programas, etc).
·        Proporcionar aos educandos a realização de aprendizagem em ambiente agradável, o qual será estímulo para melhoria de sua capacidade intelectual, relacionamento com os colegas e com a comunidade, tornando-o indivíduo socialmente ativo.
Disciplinas: Integração de todas sendo:
Recurso didático aplicável às mesmas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) na segundas , terceiras e quartas séries

OBSERVAÇÃO: Este Plano de Ensino poderá ser alterado ou não, durante o processo de ensino – aprendizagem, conforme a necessidade do aprendiz.

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