Relação familiar

A participação da família no processo de ensino - aprendizagem é muito importante e cheio de desafios para a criança. Sabendo que independente da quantidade, é a qualidade dos momentos disponíveis na convivência familiar que realmente importa. Esses devem ser ricos e produtivos, aproveitados ao máximo na afetividade e no enriquecimento do aprendizado.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Folclore


Projeto Folclore

Justificativa:
  • Resgatar a cultura popular brasileira, valorizando sua diversidade trazida pela cultura humana.


Objetivos:
  • Trabalhar com a leitura e a escrita.
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático.
  • Interpretar o texto em estudo.
  • Criar possibilidades de diferentes técnicas artísticas.
  • Permitir que os alunos entrem em contato com as lendas folclóricas.
  • Resgatar o prazer pelas brincadeiras antigas.


 Metodologia:
  • Explicar aos alunos que quando os seus pais eram pequenos, a vovó e o vovô contavam algumas histórias muito antigas a eles, e que nos iremos conhecer algumas delas.
  • Fazer releitura de uma lenda folclórica.
  • Montar jogo da memória com alguns personagens  do nosso folclore (nome e figura) CUCA, SACI, BOTO, IARA E MULA.
  • Promover momentos de brincadeiras folclóricas, onde os alunos possam identificar números, letras, seguir seqüências, equilíbrio, também como utilizar e respeitar as regras do jogo/brincadeira.
  • Pesquisar junto à família temas folclóricos como: parlendas, adivinhações, ditados populares, trava-línguas e provérbios. Onde será confeccionado/ montado um livro.
  • Confeccionar convite e lembrancinha para o chá com os avós, onde os mesmos poderão contar lendas e histórias antigas aos nossos alunos. Neste chá iremos ter uma degustação de diversas variedades de comidas típicas do nosso folclore.
  • Promover um dia cultural onde os alunos irão apresentar o trabalho desenvolvido em sala sobre um personagem folclórico.


Avaliação:
  • Será no método processual, de acordo com o desempenho do aluno durante o processo de ensino, além de considerar a sua participação e curiosidade nas atividades, seu desempenho individual e coletivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário