Relação familiar

A participação da família no processo de ensino - aprendizagem é muito importante e cheio de desafios para a criança. Sabendo que independente da quantidade, é a qualidade dos momentos disponíveis na convivência familiar que realmente importa. Esses devem ser ricos e produtivos, aproveitados ao máximo na afetividade e no enriquecimento do aprendizado.

Morder para se expressar


MORDER PARA SE EXPRESSAR

Nem sempre as mordidas são sinais de agressão, elas podem representar várias emoções.
FASE ORAL
Entre 1 e 2 anos e meio, a criança inicia a chamada “fase oral”. Sua relação com os objetos e com as pessoas se estabelece através da percepção oral, levando ä boca tudo que encontra, como se ela estivesse experimentando, degustando o mundo.
POR QUE AS CRIANÇAS MORDEM?
Como as crianças pequenas, não se expressam como desenvoltura por meio de fala, as mordidas são, muitas vezes, formas que elas encontram para se manifestar, ou descobrir sensações. Mordendo elas demonstra irritação, raiva, frustração, mas também alegria, euforia ou excitação. Isso mesmo, a mordida nem sempre está relacionada a um fato negativo. Ela é também uma forma de aliviar a tensão, a ansiedade e a euforia.
QUANDO É SINAL DE AGRESSÃO?
A mordia é sinal de agressividade quando a criança só utiliza esse recurso para demonstrar suas emoções. Ou, quando ela  a partir dos 3 anos – que já possui uma linguagem desenvolvida – morde diante de qualquer situação de desconforto. Isso significa que não encontrou outras maneiras de aliviar as tensões.
O QUE FAZER?
Pergunte, sempre à criança – o que aconteceu? , desta forma estará encorajando a criança a se entender e a se expressar, mesmo que ela não consiga formular uma resposta precisa. Não exclua nem rotule essa criança. Diga que compreende o fato dela estar chateada, mas que você reprova a atitude com frases curtas, direta e firme “ISSO NÃO ESTÁ CERTO”, “DÓI”, “MACHUCA”. Dê atenção ao mordido, mostrando a criança que ela deixou um colega triste.
LIDAR COM O FATO NÃO É FÁCIL, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR A SOCIABILIZAÇÃO DA CRIANÇA.
SEMPRE MANTER UM DIÁLOGO COM OS PAIS DA CRIANÇA QUE MORDE, CASO ESSE COMPORTAMENTO VENHA SE REPETIR POR MUITAS VEZES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário