Relação familiar

A participação da família no processo de ensino - aprendizagem é muito importante e cheio de desafios para a criança. Sabendo que independente da quantidade, é a qualidade dos momentos disponíveis na convivência familiar que realmente importa. Esses devem ser ricos e produtivos, aproveitados ao máximo na afetividade e no enriquecimento do aprendizado.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Qual é a profissão além a do professor, que leva trabalho pra casa???



              
           Além das aulas o professor ainda tem os planejamentos das aulas e atividades, registros diários, relatórios, preenchimentos de pautas e atas, reuniões com os pais, reuniões pedagógicas, dar explicações porque disso ou daquilo, levar “sacos” de avaliações e passar noites em claro para analisar e entregar no prazo previsto pela instituição, preparar trabalhos teóricos, reciclar os estudos e cursos... E ganhar um salário que mal dá para comprar livros para se especializar...
             Não acho que o salário dos professores seja ruim se levarmos em consideração a realidade dos assalariados brasileiros, mas se levarmos em conta a relação quantidade de trabalho e salário recebido, aí o salário do professor torna-se um dos piores entre as profissões.
             Um professor, mas professor mesmo, sabe o quanto precisa equilibrar-se emocionalmente para que suas aulas dêem bons resultados. E todos nós sabemos que nas séries iniciais este esgotamento é bem maior! 
             Existem tantos fatores pedagógicos e psicológicos envolvidos na aprendizagem dos alunos que a interferência de mais ou menos dias de aula é insignificante. Se a aula é ruim, pedagogicamente falando, pode botar "dez mil dias de aula/ano" que a aprendizagem dos alunos continuará sendo “horrível”. 

               Só quem conhece o ambiente da escola, que vive o ambiente da escola, que faz do ambiente da escola a sua segunda casa, sabe que todos estão cansados. Os alunos estão cansados, os funcionários estão cansados e os professores estão exausto.



Na realidade só quem está presente o tempo todo na escola sabe disso.
              
               Enquanto estivermos olhando para nós mesmos e não para a coletividade, jamais conseguiremos alguma coisa.
               Será que D. Pedro I ainda diria esta frase???

Se pudesse escolher uma profissão escolheria a de professor".

Profª. Vanessa Santos