Relação familiar

A participação da família no processo de ensino - aprendizagem é muito importante e cheio de desafios para a criança. Sabendo que independente da quantidade, é a qualidade dos momentos disponíveis na convivência familiar que realmente importa. Esses devem ser ricos e produtivos, aproveitados ao máximo na afetividade e no enriquecimento do aprendizado.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Projeto Descobrimento do Brasil - Índio


História do Brasil (Dia do Indígena)

  • Convidar aos alunos para uma viagem imaginária através do tempo e repassar os conhecimentos a respeito da história do nosso País são alguns dos objetivos deste projeto.
  • O descobrimento do Brasil está atrelado à figura do índio.

Duração do Projeto
  • Bimestral (1º Bimestre)
  • Sendo uma vez por semana, com duração de 40 minutos a aula.

Série em questão
  • Infantil II- B
  • Faixa etária entre 04 e 05 anos de idade.

Objetivos
  • Construir o conhecimento lógico-matemático e linguagem oral e escrita.
  • Ampliar a expressão corporal e os conhecimentos constituídos pela história e pela cultura.
  • Despertar nos alunos o sentimento de amor pelo País em que vivem.
  • Fazer reconhecer as belezas naturais, as riquezas e a história do território, assim como a importância de cada um dos cidadãos que aqui vivem.

Materiais
  • Canetinha hidrocor
  • Cartolinas
  • Cola branca
  • Fita adesiva
  • Folha de papel sulfite colorida e branca
  • Furador de papel
  • Grampeador
  • Lápis de cor
  • Lápis preto
  • Palitos de dente
  • Penas de aves
  • Pincel
  • Revistas para recortes
  • Tesoura
  • Tinta guache

Metodologia
  • Trazer filme Tainá I e II, livros ilustrados mostrando a história do descobrimento do Brasil e dos Índios.
  • Fazer comentários sobre os filmes e livros em questão.
  • Organizar atividades do interesse do grupo.
  • Música Pindorama (Palavras cantadas)
  • Montar um livro ilustrativo da cultura indígena.
  • Pesquisa junto à família, para saber se possuem ascendência portuguesa. Caso tenha, trazer fotos, objetos, roupas, moeda...
  • Pesquisa sobre os índios, como eles viviam e vivem atualmente.
  • Fazer exposições abertas dos trabalhos para a escola e familiares.
  • Mostrar mapa mundi e mostrar onde fica Portugal, o Brasil e o Oceano Atlântico por onde navegaram com suas caravelas.

Avaliação
  • Avaliar no método processual, de acordo com o desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino, além de considerar a sua participação e curiosidade nas atividades, seu desempenho individual e coletivo.

Um comentário: