Relação familiar

A participação da família no processo de ensino - aprendizagem é muito importante e cheio de desafios para a criança. Sabendo que independente da quantidade, é a qualidade dos momentos disponíveis na convivência familiar que realmente importa. Esses devem ser ricos e produtivos, aproveitados ao máximo na afetividade e no enriquecimento do aprendizado.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Monteiro Lobato


Monteiro Lobato
Objetivo:
Þ    Estimular à leitura é o principal objetivo (para atingir os objetivos, tudo será em função do ato de ler).
Þ    Conhecer um grande autor da literatura infantil brasileira – Monteiro Lobato.

Justificativa: Que os alunos comecem a ter prazer em ler um livro e descubram que ler é a melhor coisa da vida.
O aluno também poderá conhecer obras de Monteiro Lobato, assim como os personagens do Sitio do pica pau amarelo a partir de suas características.

Para auxiliar nesse trabalho:
Þ    Serão trabalhados diversos textos sobre a bibliografia e obras do autor, assim como os personagens e suas características.
Þ    Solicitar aos alunos e familiares que enviem o que tiverem em casa de Monteiro Lobato (isso já foi investigado antes, muito dos alunos possuem o material disponível para nosso projeto).
Þ    DVD – LIVRO “Reino das Águas Claras” (quando a personagem principal do sitio – boneca Emilia ganha vida e o Visconde de Sabugosa é criado).
Þ    Como o autor resgata lendas folclóricas em suas histórias, será utilizado o livro “Tem um Saci lá em casa” (não é da autoria de Monteiro Lobato) em sala de aula, já que estamos num mês folclórico.

Atividades:
Þ    As atividades darão inicio na segunda semana de agosto e o termino para o final do mês de Setembro (podendo se estender um pouco mais, de acordo com o interesse do aluno).
Þ    Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com aproximadamente 30 minutos cada.
Þ    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
- Quem já ouviu falar do Sitio do Pica-pau amarelo?
- Quem mora no Sitio?
- Indagar sobre os personagens, tais como: Visconde, Tia Nastácia, Dona Benta, Narizinho, Emilia, Rabicó, Quindim, Tio Barnabé, Saci, Cuca, etc.
 - Perguntar aos alunos quem possui livros do Sitio do Pica-pau Amarelo – Monteiro Lobato.

Atividade 1 – Visitar a sala de informática, lá os alunos assistirão o filme “Reino das Águas Claras”, através do filme os alunos irão conhecer os personagens.
  • Dividir em 5 sessões – aproximadamente 25 minutos cada ( o filme tem 1h40min).
Ao final de cada sessão eu irei conversando com os alunos sobre o que viram no filme,  para que eles possam interagir com a história apresentada.

Atividade 2 – Em dupla no computador no Paint cada criança irá fazer um desenho sobre a história (gravar e enviar por e-mail para serem impressas). Já pensando na dificuldade que os alunos poderão a vir ter com o mouse na hora de desenhar. Será dada a opção de desenhar manualmente – com o lápis, (somente depois de várias tentativas sem sucesso com o mouse).

Atividade 3 – Em sala cada criança de posse com o seu desenho, junto com um colega produzirão um pequeno texto a partir do seu desenho (utilizarão o material de uso pessoal/individual).

Atividade 4 – Apresentação dos desenhos e leitura dos textos criados.

Atividade 5 – Montar um livro com os textos e desenhos criados pelos alunos no Power Point (ou desenho próprio punho).

Atividade 6 – Conclusão e apresentação do trabalho.
Teremos dois grandes momentos:
1º Noite de autografo.
2º Apresentação em forma de jogral – a bibliografia de Monteiro Lobato.

Avaliação: Será de acordo com a interação e participação do aluno durante o processo de desenvolvimento das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário