Relação familiar

A participação da família no processo de ensino - aprendizagem é muito importante e cheio de desafios para a criança. Sabendo que independente da quantidade, é a qualidade dos momentos disponíveis na convivência familiar que realmente importa. Esses devem ser ricos e produtivos, aproveitados ao máximo na afetividade e no enriquecimento do aprendizado.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Biodiversidade


Projeto sobre a Biodiversidade

Tema -  “Biodiversidade é vida”.

Objetivo específico: Visar à consciência de todos os envolvidos sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e sobrevivência da humanidade.



Trabalhador Rural

Objetivos:


  • Conhecer e valorizar esse profissional (pessoa) – agricultor.
  • Conhecer o processo da chegada dos alimentos até nossa casa.
  • Desenvolver noções básicas de uma boa alimentação.
  • Apreciar a beleza dos alimentos, suas cores, texturas, formas, aromas, e sabores.
  • Incentivar o cultivo de hortas, através das plantações de sementes.

Metodologia:

  • Fazer com que os alunos pensam como era nossa escola há muito tempo atrás, (o espaço em que ela está inserida hoje). Deixar que eles cheguem a conclusão de que era só mato/pasto. Para introduzir a pessoa do campo, e contar sobre o seu trabalho.
  • Organizar um dia para que os alunos tragam a escola uma fruta ou legumes que eles não gostem ou nunca comeram, para apreciarmos suas cores, texturas, formas... E depois degustar.
  • Realizar plantações de verduras (Cebolinhas) na horta da escola.
  • Entregar para cada aluno sementes de girassol para plantar em casa com a família.  



Meio Ambiente (animais e plantas)


Objetivos:

  • Refletir sobre a relação do homem x meio ambiente.
  • Conhecer algumas espécies da fauna e flora brasileira.
  • Diferenciar e comparar as características físicas de cada animal.
  • Reconhecer a importância da preservação das matas.
  • Permitir que os alunos identifiquem que os animais e as plantas são seres vivos e merecem todos os cuidados.
  • Estimular a leitura e a escrita.
  • Incentivar a imaginação e a criatividade.

Metodologia:

  • Sempre interligando um assunto com o outro, para que o aluno possa entender o processo de transformação do ambiente. Fazendo perguntas; o que será que aconteceu com o homem do campo, o que fizeram com as plantações e as matas? Deixar que eles cheguem a conclusão que o homem modificou a natureza (ambiente) com casas, ruas...
  • Trabalho com leitura de textos e poemas, utilizando como meio de interpretação o registro de desenhos e a  oralidade.
  • Classificar os animais por suas características físicas, elaborando um cartaz com gravuras e recortes. Nomeando cada um deles.
  • Utilização de fotos de paisagens/árvores de diferentes regiões do Brasil para conhecer algumas diversidades de espécies, e classifica-las em: tronco duro e forte, caule mole e flexível.
  • Promover uma pesquisa junto à família sobre algumas espécies de animais e plantas que estão em extinção. Reconhecer que animais e plantas são seres vivos – nascem, crescem se reproduzem e morrem, por esse motivo devemos cuidar e preservar.



Meio Ambiente (reciclagem)

Objetivos:

  • Conscientizar sobre a preservação da vida e do meio ambiente.
  • Compreender o processo de reciclagem do lixo.
  • Classificar e diferenciar os lixos podem ser reciclados.
  • Possibilitar a discussão sobre os lixões.
  • Estimular a leitura e a escrita.
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade.

Metodologia:

  • Lembrar os alunos que para a preservação do ambiente, animais e plantas que estão em extinção, se faz necessário também preservar a natureza, o solo, os mares, rios...
  • Leitura e reescrita de poema “Sucatinha Cidadã”.
  • Apresentar cartaz mostrando quanto tempo leva um determinado lixo para se decompor (morrer), ressaltando a importância de reciclar determinados lixos.
  • Leitura da história “O mágico de Oz “. Promover um oficina para confecção de um boneco de lata.
  • Promover uma pesquisa junto à família sobre o que fazer com os lixões. Levar ao conhecimento dos alunos que resto de comidas (compostagem) podem servir de adubo para as plantações.


Copa do Mundo

Objetivos:

  • Comparar as diferenças do Brasil e da África.
  • Conhecer os animais que habitam na África.
  • Trabalhar as cores das bandeiras África e Brasil.
  • Desenvolver conceito de números.
  • Promover e estimular a competição através do esporte.


Metodologia:

  • Relembrar que no Brasil como vimos antes existe várias espécies de animais. Quais são os animais que vivem na África? Promover uma busca na internet desses animais, juntamente com os alunos, (aula de informática).
  • Trazer um foto da seleção brasileira de cada time (Brasil e África) e listar as diferenças como: uniforme, bandeira, cor da pele dos jogadores.
  • Apresentar o globo e mostrar onde fica o Brasil e a África para que os alunos possam se localizar através do mapa.
  • Promover uma gincana, onde os alunos possam ter a consciência do que é uma competição.
  • Confecção de medalhas e bandeiras.


Inverno

Objetivos:

  • Conhecer a nova estação que está entrando.
  • Perceber os fenômenos naturais das mudanças de clima da nova estação.
  • Reconhecer as necessidades de se apropriar de certo tipo de roupa.
  • Identificar a alimentação adequada para essa estação.
  • Desenvolver a leitura e a escrita.

Metodologia:

  • Contar uma historinha para introduzir o novo tema: “Todo atleta tem que ter uma boa alimentação para se manter saudável, comendo também legumes, verduras e frutas como vimos anteriormente. Porém nessa nova estação que se inicia é importante cuidar da alimentação e da saúde”.
  • Leitura “A Cigarra e a Formiga”, que o aluno represente em forma de desenho e palavras a sua interpretação do texto.
  • Confecção do livro da estação INVERNO. Páginas irão conter roupas, comidas e bebidas típicas da estação, os fenômenos da natureza como: chuva, vento, frio, doenças como: gripe e resfriados. Ilustrações pelos próprios alunos e recortes de revistas.



Festa Junina

Objetivos:

  • Resgatar a cultura brasileira.
  • Conscientizar os alunos quanto às queimadas.
  • Diferenciar as pessoas que moram na cidade e na roça.
  • Desenvolver noções de números.
  • Estimular a leitura e a escrita.


Metodologia:

  • No inverno as pessoas têm o costume de acender fogueiras para se esquentar, em festas juninas também é comum ver pessoas acendendo fogueiras para se divertir.
  • Apresentar as danças, músicas, pratos típicos dessa época festiva. Fixar um mural na sala com os itens acima, nomear cada um deles junto com os alunos.
  • Assistir DVD “Chico Bento”, onde o mostra na cidade grande com o seu primo e o inverso, relata a dificuldade de cada um deles a se adaptar em determinado lugar.
  • Explicar sobre  os fogos de artifícios e balões que costumam soltar nessa época e seus perigos. Alertar sobre as queimadas e a preservação do meio ambiente.
  • Promover uma festa junina para a socialização dos alunos, onde será trabalhada a noção de números e quantidades, (confecção de fichas para compras nas barracas).



Avaliação: Será no método processual, de acordo com o desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino, além de considerar a sua participação e curiosidade nas atividades, seu desempenho individual e coletivo.






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