Querida família, gostaria de compartilhar com os senhores
essa informação, para que não haja dúvidas quanto à aprendizagem de seu(a)
filho(a).
DO DESENHO A PALAVRA:
“O caminho pela qual a criança percorre, até atingir a alfabetização”.
A CRIANÇA:
1- Registra desenhos sem formas definidas, mais
tarde, esses desenhos passam a ter uma forma, um significado simbólico;
2-
Registra símbolos mistura com letras e números.
Usa o que conhece do seu ambiente para escrever
(bolinhas, riscos, pedaços de letras).
Pergunta muito ao adulto “ O QUE ESTÁ ESCRITO?”
3-
Começa a diferenciar letras de números, desenhos
ou símbolos:
Percebe que as letras servem para escrever, mas
não sabe como isso ocorre,
Não observa a relação existente entre o Som A e a Letra A.
Uma criança pode escrever elefante assim LTUXTOAVEMOXAT e formiga assim XA,
É comum a criança dizer que para escrever
elefante ela precisa de muitas letras, porque o elefante é
grande, e para
escrever formiga ela precisa de poucas letras, porque formiga é pequena.
4-
O aluno diz que “não sabe escrever” (negativa da
escrita)
Escreve, por exemplo, elefante: EXTATEUXE, pois a palavra começa com
E e termina com E;
Sabe, por exemplo, que a nome/palavra RODRIGO, tem duas letras R, mas não sabe onde
coloca-las.
5-
Conta os “pedaços sonoros” (sílabas) e coloca
“uma Letra” para cada pedaço.
Pode escrever a palavra FITA, assim IA ou LX;
Algumas vezes, coloca mais letras, só para ficar
“mais bonito”: IALXTO.
Utiliza de uma
letra para cada palavra ao
escrever uma frase.
6-
Ninguém consegue ler o ela escreve.
Indica o caminho para o professor propor
atividades que levem a criança a perceber entre sua escrita
(por exemplo, AO) e a escrita do adulto (SAPO).
Começa a acrescentar letras, principalmente na
primeira sílaba; TOAT (tomate).
Nesse momento a criança está a um passo da ALFABETIZAÇÃO.
7-
Sabe que os sons do G e A são escritos GA e
que T e O, TO, e que juntos significam GATO.
Ainda não divide frases de maneira convencional,
mas pelo ritmo: OMININUCOMEUUMDOCI (O
menino comeu um doce).
8- “ Integração Escola X Família, fará com que
essa fase alfabetizadora, tão essencial e importante para a criança, ocorra de
forma tranquila e plena, não ocasionando futuros obstáculos dentro do seu
processo de ensino-aprendizagem.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário