Relação familiar

A participação da família no processo de ensino - aprendizagem é muito importante e cheio de desafios para a criança. Sabendo que independente da quantidade, é a qualidade dos momentos disponíveis na convivência familiar que realmente importa. Esses devem ser ricos e produtivos, aproveitados ao máximo na afetividade e no enriquecimento do aprendizado.

Do desenho a palavra.


Querida família, gostaria de compartilhar com os senhores essa informação, para que não haja dúvidas quanto à aprendizagem de seu(a) filho(a).

DO DESENHO A PALAVRA: “O caminho pela qual a criança percorre, até atingir a alfabetização”.

A CRIANÇA:

1-   Registra desenhos sem formas definidas, mais tarde, esses desenhos passam a ter uma forma, um significado simbólico;

2-     Registra símbolos mistura com letras e números.
Usa o que conhece do seu ambiente para escrever (bolinhas, riscos, pedaços de letras).
Pergunta muito ao adulto “ O QUE ESTÁ ESCRITO?”

3-     Começa a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos:
Percebe que as letras servem para escrever, mas não sabe como isso ocorre,
Não observa a relação existente entre o Som A e a Letra A.
Uma criança pode escrever elefante assim LTUXTOAVEMOXAT e formiga assim XA,
É comum a criança dizer que para escrever elefante ela precisa de muitas letras, porque o elefante é
grande, e para escrever formiga ela precisa de poucas letras, porque formiga é pequena.

4-     O aluno diz que “não sabe escrever” (negativa da escrita)
 Escreve, por exemplo, elefante: EXTATEUXE, pois a palavra começa com E e termina com E;
Sabe, por exemplo, que a nome/palavra RODRIGO, tem duas letras R, mas não sabe onde
coloca-las.

5-     Conta os “pedaços sonoros” (sílabas) e coloca “uma Letra” para cada pedaço.
Pode escrever a palavra FITA, assim IA ou LX;
Algumas vezes, coloca mais letras, só para ficar “mais bonito”: IALXTO.
Utiliza de uma letra para cada palavra ao escrever uma frase.

6-     Ninguém consegue ler o ela escreve.
 Indica o caminho para o professor propor atividades que levem a criança a perceber entre sua escrita
(por exemplo, AO) e a escrita do adulto (SAPO).
Começa a acrescentar letras, principalmente na primeira sílaba; TOAT (tomate).
 Nesse momento a criança está a um passo da ALFABETIZAÇÃO.

7-     Sabe que os sons do G e A são escritos GA e que T e O, TO, e que juntos significam GATO.
Ainda não divide frases de maneira convencional, mas pelo ritmo: OMININUCOMEUUMDOCI (O
menino comeu um doce).

8-     “ Integração Escola X Família, fará com que essa fase alfabetizadora, tão essencial e importante para a criança, ocorra de forma tranquila e plena, não ocasionando futuros obstáculos dentro do seu processo de ensino-aprendizagem.”




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