Relação familiar

A participação da família no processo de ensino - aprendizagem é muito importante e cheio de desafios para a criança. Sabendo que independente da quantidade, é a qualidade dos momentos disponíveis na convivência familiar que realmente importa. Esses devem ser ricos e produtivos, aproveitados ao máximo na afetividade e no enriquecimento do aprendizado.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Literatura


                        A Literatura e a Criança


Sempre que uma atividade intelectual se manifesta por intermédio da palavra, cai, desde logo no domínio da Literatura. A literatura, porém, não abrange apenas, o que se encontra escrito, se bem que essa pareça à maneira mais fácil de reconhecê-la, talvez pela associação que se estabeleça entre “literatura” e “letras”.

A literatura precede o alfabeto. Os iletrados possuem sua literatura. Os povos primitivos alheios às disciplinas de ler e escrever, também compunha seus cânticos, suas lendas, suas histórias, exemplificando sua experiência e sua moral com provérbios, adivinhações, representações dramáticas transmitidos de memória em memória e de boca em boca.

Afinal de contas, a literatura infantil faz parte da literatura geral? Evidentemente, tudo é uma literatura só. A dificuldade está em delimitar o que se considera como especialmente do âmbito infantil.

As primeiras obras infantis surgiram no final do século XVII, mas é a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias e deveria receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta. O escritor francês Charles Perreault realizou a coleta de contos populares e foi o responsável pelo primeiro surto de literatura infantil (Contos de Fada).


As obras literárias deste período assumiram o papel de distração e mercadoria, por serem manipuladas pela burguesia que produzia livros com conceitos visando moldar as crianças segundo os seus interesses financeiros; mas no decorrer dos anos, a Literatura Infantil passou a ser vista sob um novo aspecto.


No Brasil, a Literatura Infantil só chegou ao final do século XIX. A literatura oral prevaleceu até esse período com o misticismo e o folclore das culturas indígenas, africanas e européias. Carlos Jansen e Alberto Figueiredo Pimentel foram os primeiros brasileiros a se preocuparem com a literatura infantil no país, traduzindo as mais significativas páginas dos hoje considerados "clássicos" para a garotada. Com Thales de Andrade, em 1917, é que a literatura infantil nacional teve início. E foi em 1921 que nosso grande Monteiro Lobato estreou com "Narizinho Arrebitado", apresentando ao mundo Emília, a mais moderna e encantadora fada humanizada. 

No entanto, só após a década de 70 houve um grande desenvolvimento da literatura para crianças com a entrada de grandes editoras no mercado.

O livro infantil é, então, relativamente recente. È preciso esclarecer de que livro está se falando, pois nessa categoria se incluem os livros de aprender a ler, os livros das diferentes disciplinas escolares; os que não são caracterizados pela aprendizagem formal; os livros sem palavras, os chamados álbuns de gravuras, que representam uma comunicação visual pelo desenho-anterior as letras.

A literatura é um agente formador por excelência, então o professor precisa estar atento às transformações do momento e reorganizar seu próprio conhecimento ou consciência de mundo.



Cada época compreendeu e produziu literatura a seu modo, conhecer a literatura que cada época destinou as crianças e jovens, é conhecer os ideais e valores que fundamentam a sociedade, sem essa critica qualquer ação educativa é sustentáculo da condição de alienação.

Disse Hitler: ”num país onde há muitos escritores e poetas, não há prosperidade”, e Cecília Meireles, “a literatura não é, como tantos supõem, um passatempo. È uma nutrição”. Poetas e escritores fazem parte de um universo de cultura muito amplo: a literatura.



 A Literatura é a expressão do belo, fenômeno de criatividade que representa o mundo, homem, a vida, através da palavra, portanto é arte. È um instrumento de difusão de valores pessoais, coletivos, morais, sociais, enfim, é uma expressão “da alma” de alguém face ao mundo.

O que se propõe como princípio que deve orientar o fazer pedagógico é que, entrar no universo da leitura e escrita é operar com signos e significados dentro de um mundo pleno de valores e de sentidos historicamente produzidos e socialmente marcados. Para Luiz Percival Leme de Brito quando se pensa em um sujeito autônomo supõe por em questão as formas de dominação.



O desafio da educação infantil é construir bases para que as crianças possam desenvolver-se como pessoas plenas e de direitos e, assim participar da cultura escrita. Ser pessoas desejosas de embrenhar-se em outros mundos possíveis que a literatura nos oferece, dispostas a identificar-se com os outros semelhantes ou solidarizar-se com o diferente e capaz de apreciar qualidade literária.

No próximo artigo trataremos das questões didáticas que envolvem literatura trazendo boas práticas leitoras e escritoras na educação infantil.

Para saber mais:
Matéria literária e seus fatores estruturantes

A invenção transformada em palavras é o que chamamos de matéria literária (narrativa, poética ou dramática). È, pois, da arte do autor em inventar ou manipular esses processos e recursos que resulta a matéria literária.
Na composição da matéria narrativa, entram dez fatores estruturantes




1-O narrador: a voz que fala, enunciando a efabulação.
2-O foco narrativo: o ângulo ou a perspectiva de visão, escolhida pelo narrador para ver os fatos e relatá-los.
3-A história: a intriga, o argumento, enredo, situação problemática, assunto, etc.
4-A efabulação:a trama da ação ou dos acontecimentos, seqüência dos fatos, peripécias ,sucessos,situações, a trama.
5-O gênero narrativo: depende da natureza do conhecimento de mundo e implícito na narrativa podendo assumir três formas distintas: conto, novela, e romance.
6-Personagens: aqueles que vivem a ação.
7-Espaços: ambiente, cenário, paisagem, local.
8-Tempo: período de duração da situação narrada.
9-A linguagem ou discurso narrativo: elemento concretizador da invenção literária.
10-Leitor ou ouvinte: o provável destinatário, visado pela comunicação.

O gênero narrativo e apresenta de três formas distintas

CONTO: tudo no conto é condensado, a efabulação ocorre entorno de uma única ação ou situação, a característica das personagens e do espaço é breve, a duração temporal é curta.
Ele registra um momento significativo na vida da(s) personagem (s), exige concisão e trata de fixar um fragmento da vida.
NOVELA: resulta de uma visão de mundo complexa. È uma longa narrativa estruturada (várias pequenas narrativas, independentes entre si) cuja unidade global é dada pela presença de um elemento coordenador.
Várias aventuras acontecem junto com a trama central, o que predomina é o acontecimento interessa mais o que as personagens fazem, do que os seus problemas interiores ou o que elas são.
ROMANCE: a visão de mundo que fundamenta a forma romance é a de um universo organizado em torno de um sistema de valores coeso e unificado por um pensamento ordenado. Desenvolve-se em torno de um único eixo dramático, são muitos os acontecimentos encadeados pela efabulação, mas , todos ligados diretamente ao eixo central, por este justificado.

Linguagem Simbólica

FÁBULAS: animais que representam idéias, intenções, conceitos e vivem situações exemplares.
APÓLOGOS: utilização de seres inanimados que adquirem vida e falam ou agem como humanos em situações exemplares.
PARÁBOLAS: alusão ou analogia que permite uma situação comum, cotidiana, vivida por homens ou mulheres, seja compreendida de imediato em outro nível de significação mais alta, que amplia aquele cotidiano particular e precário para um significado moral amplo e perene ligado ao espírito humano.
ALEGORIA: pela transposição de sentido de um todo completo, do nível narrativo para o nível ideológico, no qual aquele todo completo adquire uma significação diferente daquela que o nível narrativo apresenta.
A linguagem metafórica também é utilizada nas lendas e mitos.
LENDA: tradição oral ou narrativa escrita de atos praticados por santos ou heróis, conforme a fantasia popular.
MITO: narrativa fabulosa transmitida pela tradição, referente a deuses que encarnam simbolicamente as forças da natureza, os aspectos da condição humana. Imagem simplificada, freqüentemente ilusória, que grupos humanos elaboram, aceitam e que tem um papel determinado no seu comportamento.
Bibliografia
-RAMOS,Maria Cecília Mattoso.Exploração da literatura infantil e juvenil em sala de aula.São Paulo,Editora Moderna.
-MEIRELES,Cecília.Problemas da literatura infantil.Rio de Janeiro,Editora Nova Fronteira.
-LAJOLO,Mariza e ZIBERMAN,Regina.Literatura infantil brasileira.São Paulo,Editora Ática.
-COELHO,Neli Novaes.Literatura infantil:teoria,análise e didática.São Paulo,Editora Moderna.
-REGO,Lúcia Browne. Literatura infantil uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola.São Paulo FTD.
-LERNER, Délia. Ler na escola. O real, o possível e o necessário. São Paulo. Artmed.
-FARIAS, Ana Lúcia G e Mello, Sueli Amaral. Linguagens Infantis e outras formas de leitura. São Paulo. Autores Associados.

Por Bete Godoy








Hora de brincar



Desenvolver atividades em Educação Infantil não é nada fácil, em razão dos alunos serem muito pequenos e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades. Assim, seguem algumas sugestões que poderão auxiliar o professor no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela.
Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.
Caminho Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.
Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.
De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.
Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.
Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.
Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.
Que som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.
Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.
Pega-Pega Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil
Escola

Hora de brincar


O Cubo Mágico


Já ouvi falar muitas vezes que a vida é um jogo.
Daí a importância dos jogos na educação infantil.
Daí o problema na vida dos adultos: por que paramos de jogar quando crescemos?
Jogar pelo ato do prazer,  do estímulo, do gosto pelo desafio, de quebrar a cabeça.
Não é o jogo de azar, mas o jogo onde há metas, percursos, soluções diversas, ou poucas, ou apenas uma!
Não poucas vezes me pego dando voltas em círculos sobre um mesmo assunto, sobre um mesmo problema...
 Esse tal de problema recorrente é um problema de fato! Passa a ser chato demais. Evitamos, fugimos e parece que ele foi costurado à nossa sombra. Colou não solta mais!
Lembro-me da história da mulher esqueleto...
O pescador solitário foi pescar. Faminto, não pegou nada e, ao invés disso, um esqueleto se enroscou em sua rede... Ele corria para sua cabana e o esqueleto corria com ele. Ele se enfiou na cama, o esqueleto junto. Cobriu-se e o esqueleto lá! Ele tremia de pavor! E agora? O que eu faço?
Debateu-se. Enroscou-se mais! Chorou, mas chorou muito... e nada.!
Até que cansou... Descansou.
Deixou-se cair ao lado do esqueleto. No seu cansaço, apoiou a cabeça nos ombros do esqueleto. Encostou seu coração no peito de ossos, seus pés tocaram os pés gelados do que um dia foi uma pessoa. Não sentia mais. Não era mais gelado nem repugnante. Não tinha pavor, nem nojo, nem nada...
Um dia, Baal Shen Tov encontrou um lavrador cuidando da sua terra. Todas as terras ao redor estavam lindas e prósperas, menos a daquele homem. Ele lavrava  a terra cuidadosamente, limpava cada semente e colocava uma a uma no solo, como se fosse a um filho amado para dormir...
O esgotamento era visível em seu rosto, mas ele persistia... e nada. Nada crescia naquela terra.
O mestre lhe falou com doçura: vá para casa descansar, que eu cuido de tudo! O agricultou depois de muita resistência concordou, já desmaiando de sono. Baal Shen Tov subiu em sua carroça e voltou para sua cidade. Dias depois o agricultor acordou e sua plantação era  a mais linda do vale.
O pescador acordou, e ao seu lado, na cama quentinha, uma linda mulher  pôs fim a sua vida de solidão...
Difícil fugir do jogo do Cubo Mágico, viro para cá, viro para lá. Azul com a azul, consegui! Amarelo com amarelo também! Mas faltam os lados verdes,  vermelho... já cheguei a pensar em descolar os quadradinhos e colar no lugar certo só para ter o gosto de ver todos os lados prontos! Não, ainda não fiz isso.
Na vida de gente grande temos que aprender a encontrar saídas, por mais difícil que pareça, Ter jogo de cintura, visão, estratégia... Qualidades de um bom jogador. Saber que nem sempre iremos conseguir resolver a questão do modo como estamos acostumados. Há infinitos jogos! E,  infinitas regras!
Mas é na hora que relaxamos que encaramos como uma brincadeira gostosa, um desafio para ser vencido e saboreado, a vida fica realmente boa de ser vivida. Deixa de ser um fardo.
Confesso que para mim não é fácil, me policio o tempo todo, tentando fazer desse meu tempo aqui o mais gostoso e útil possível. Talvez por isso necessito de crianças perto de mim. Elas me ensinam a ser leve. A brincar de novo, a encontrar graça e caminhos diversos em cada desafio.
Ainda completarei meu cubo mágico. Terei minhas terras prósperas. E não dormirei mais enroscada no medo!

Por Patrícia Amaral

Páscoa




Feliz Páscoa.

Há mais de dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria.

Sua proposta de vida não foi entendida por muitos e, então, condenaram este homem e crucificaram-no, ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.

Houve dor, angústia e escuridão.

Por três dias, o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que no terceiro dia algo aconteceu...

Houve a ressurreição!

A Páscoa existe para nos lembrar deste espetáculo inigualável chamado ressurreição!

Páscoa...

Ressurreição do sorriso... 

Ressurreição da alegria de viver...Ressurreição do amor...Ressurreição da amizade...Ressurreição da vontade de ser feliz.


Ressurreição dos sonhos, das lembranças e de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate ou até dos coelhinhos:

Cristo morreu, mas ressuscitou, e fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.

Que esta seja a verdade da sua Páscoa.

Com Carinho, Profª. Vanessa. 








Páscoa


A Páscoa é a festa mais alegre e mais importante para os cristãos.
Ela comemora a vitória de Jesus sobre a morte, isto é, sua ressurreição.
Sem dúvida, é uma grande alegria saber que Jesus voltou à vida após os tristes acontecimentos de seu julgamento, condenação e morte  na cruz.
As pessoas recordam esses acontecimentos todos os anos e comemoram o domingo de Páscoa com grande alegria e esperança.
Com sua ressurreição, Jesus inaugura uma nova vida e um novo tempo para toda humanidade.

Feliz Páscoa!!!

Páscoa


O ovo da vida

Tem muita vida que nasce de um ovo, não tem?
E o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
É preciso ter muito cuidado na hora de fazer os ovos de Páscoa. Porque tudo que a pessoa coloca dentro do ovo de Páscoa nasce. Nasce amizade, nasce carinho, felicidade, alegria...
Quando presenteamos uma pessoa com ovos de Páscoa, devemos colocar tudo que estamos sentindo, assim os sentimentos nascem em cada ovo que brilha cheia de vida.

Feliz Páscoa!!!
Profª.  Vanessa Santos

Prece da criança


Dia dos Pais


Dia dos Pais


“ Pai de verdade”

Pai de verdade, sabe que ser pai não é simplesmente recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim perceber o quanto pode ainda estar verde e ajuda-lo a amadurecer.

Pai de verdade mesmo, não só ergue o filho do chão quando ele cai, mas também  o faz perceber que a cada queda é possível levantar.

Ele não é simplesmente quem atende os caprichos: ele sabe perceber quando existe verdadeira necessidade nos pedidos.

Pai de verdade mesmo, não é aquele que providencia as melhores escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.

Ele orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.

Pai de verdade mesmo, não coloca modelos de condutas, mas aponta aqueles  cujas condutas não devem ser seguidas.

Ele sonha com determinada profissão para o seu filho, mas deseja grande e verdadeiro sucesso na sua real vocação. Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenha aquilo que merecer e realmente desejar.

Pai de verdade mesmo, não está ali só para colocar a mão no bolso para pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebe até que ponto está alimentando um espírito de dependência.

Ele não é condutor de destinos, mas o farol que aponta para um caminho de honestidade e do bem.

Pai de verdade mesmo, não diz: “Faça isto” ou “faça aquilo”, mas pergunta se houve percepção dos caminhos que levaram seu filho a esses fins.

Pai de verdade mesmo, é o AMIGO sempre presente, atento e amoroso, com a alma de joelhos pedindo a Deus que o oriente na hora de dar conselhos.


Desejo que Deus abençoe ricamente cada Pai que com zelo e responsabilidade tem em seu dia-a-dia a prática  de ser para seu filho um Pai exemplar.


...FELIZ DIA DOS PAIS...
Agosto 2011 – Prof.ª Vanessa Santos

Dia das Mães


Mãe

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis.
Que divide sua alma em duas.
Para carregar tamanha sensibilidade e força.
Que ganha o mundo com sua coragem.
Que traz paixão no olhar.
Que dá a  vida pela sua família.
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma.
Que vence o cansaço.
Que chora e ri.
Que sonha.
Tantas mães, vivas, cheias de mistérios e encanto!
Que deveriam ser lembradas, amadas, admiradas todos os dias.

Para você, mãe tão especial...

Feliz Dia das Mães!

Carnaval


O CARNAVAL


Uma festa  onde tem o objetivo de fazer com que as pessoas  conheçam e valorizem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como de outras nações, posicionando-se contra qualquer descriminação baseada em diferenças culturais, classe social, crenças e etnia, envolvendo as pessoas num  misto de música, danças e encenações, em uma das maiores festas populares e folclóricas do nosso país.

Desejamos a todos uma ótima folia. Para aqueles que não “curtem” uma festa, um bom descanso!!!

Dia das Mães


No dia em que Deus criou as mães (e já vinha virando dia e noite a seis dias), um anjo apareceu e disse:
Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto Senhor?
E o Senhor deus respondeu-lhe:
Você já leu as especificações desta encomenda?
Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico.
Deve ter 180 partes moveis e substituíveis, funcionar a base de café, e sobras de comida.
Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianças.
Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento até as dores de uma paixão, e ainda ter seis pares de mãos.
O anjo balançou lentamente a cabeça e disse-lhe:
Seis pares de mãos Senhor? Parece impossível?
Mas o problema não é esse, falou o Senhor Deus. São os três pares de olhos que essa criatura tem que ter!
O anjo, num sobressalto, perguntou-lhe:
E tem isso no modelo padrão?
O Senhor Deus explica:
Um par de olhos para ver através de portas fechadas, para quando se perguntarem o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora ela já saiba); outro olho na parte superior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber, e naturalmente os olhos normais, capazes de consolar uma criança em prantos, dizendo-lhe: eu te compreendo e te amo! Sem dizer uma palavra.
E o anjo mais uma vez comenta-lhe:
Senhor...já é hora de dormir. Amanhã é outro dia.
Mas o Senhor Deus explicou-lhe:
Não posso já esta quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece que consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e consegue convencer uma criança de 9 anos a tomar banho...
O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou:
É muito delicada, Senhor!
Mas o senhor Deus disse entusiasmado:
Mas é muito resistente! Você não imagina o que esta pessoa pode fazer ou suportar!
O anjo, analisando melhor a criação, observa:
Há um vazamento ali Senhor...
Não é um simples vazamento, é uma lágrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solidão, orgulho e outros sentimentos.
Senhor é um gênio! Disse o anjo entusiasmado com a criação.

Mamãe, essa leitura foi escolhida especialmente para você.
Feliz dia das Mães!!!
Profª. Vanessa Santos